Reunião entre dirigentes do SINTESPEM/FETRACSE comissão de servidores e Gestão Municipal que ocorreu das 14 às 18 horas na última quarta dia 9 termina sem a definição efetiva de reajuste ou recomposição salarial para qualquer das categorias dos servidores municipal, mas, com data estabelecida para que as propostas sejam encaminhadas por escrito e justificadas ao sindicato, que após análise será levada para discussão dos servidores em assembleia das categorias.
A Assembleia Geral Extraordinária agendada para essa sexta-feira dia 11 de março e que seria convocada oficialmente nesse dia 10 após a reunião com a gestão está suspensa.
O SINTESPEM e o procurador do município Dr. Marcos, tiveram reunião com os vereadores na última quarta 09 de março e os vereadores estão cientes de que projetos de reajustes poderão chegar à casa em Regime de Urgência no mês de março.
ENTENDA
A gestão municipal apresentou números financeiros, acenou positivamente par reajustes e recomposições, porém, apresentou dentre outras questões a necessidade do retorno do Prefeito Kleber de viagem para equacionar posições para apresentar as propostas.
PROFESSORES
O procurador Dr. Marcos deixou claro que a gestão não está negando o reajuste, mas, que precisa mostrar ao sindicato e servidores da educação como ficará a folha de pagamento após o novo FUNDEB com a incorporação de outros profissionais nos recursos dos 70% do fundo a partir de janeiro de 2022 e as dificuldades que poderão ocorrer, bem como, apresentar uma proposta de reestruturação dos níveis da carreira do magistério durante o reajuste. Não houve objeção da administração e no projeto de reajuste para a competência de março/2022 estarão presentes (reajuste da categoria/mudança da data base para janeiro e inserção da tabela da jornada 40h).
Dirigentes do sindicato solicitaram que a gestão faça a proposta e sua justificativa por escrito e encaminhe ao SINTESPEM, tendo ficado a definição para entrega da proposta para a próxima segunda-feira dia 14. Após recebida a proposta, a direção e comissão analisará e convocará assembleia da categoria especificamente para análise e decisões. Diante da solicitação o SINTESPEM solicitará
APOIO ESCOLAR, SAUDE, ADMINISTRAÇÃO, ASSISTENCIA SOCIAL E GUARDA MUNICIPAL
O procurador Dr. Marcos disse que está atento às reivindicações de recomposição e reajuste dessas categorias de Ensino Fundamental, Médio, Superior e da Guarda Municipal, mas que precisa da sinalização do prefeito Kleber que está em viagem e da orientação da secretaria de finanças e da contabilidade do município.
Ficou firmado que a gestão apresentará por escrito nova proposta ou contraproposta dia 18 de março. O sindicato marcará assembleia específica para apresentar aos trabalhadores e juntos tomarem decisões as decisões necessárias.
AGENTES DE ENDEMIAS
Segundo a gestão, o problema está na judicialização do plano de carreiras da categoria que é o mesmo para os Agentes Comunitários de Saúde e que não é possível fazer um novo plano de carreiras para uma das categorias até haver decisão definitiva da justiça ou a desistência do processo por quem o originou. Na manhã de hoje 10 de março os Agentes de saúde estão reunidos em assembleia no auditório do SINTESPEM e deverão tomar posicionamento pela desistência ou continuidade do processo sobre o Plano de Carreiras.
A direção do SINTESPEM está solicitando da administração municipal, dados consolidados sobre todos os servidores públicos municipais e suas categorias, considerando que a entidade só tem acesso aso que são sindicalizados, mas, que suas decisões afetam todos os servidores da municipalidade (associados e não associados).