Em café da manhã nesta sexta 27 com a participação de quase 200 servidores, o SINTESPEM abriu diálogo sobre a situação de todas as categorias, dificuldades, avanços e diretrizes para os próximos anos referente aos trabalhadores e à melhoria das políticas públicas que atendem a população de São Domingos.
Após transformar a reunião em assembleia geral extraordinária, itens foram debatidos e aprovados como proposta de acordo coletivo que deverá ser encaminhado ao Poder Executivo municipal para que haja negociação com a entidade e comissão de servidores, devendo haver encaminhamento efetivo das pautas, ou que a gestão encaminhe proposta ou contraproposta por escrito para que os trabalhadores possam analisar durante assembleia ordinária já agendada para a manhã dia 24 de fevereiro. Trabalhadores entendem que é tempo suficiente para a entidade e gestão municipal realizarem as tratativas e apresentar propostas viáveis aos trabalhadores.
Os itens aprovados são na verdade, a estratificação dos itens da pauta de reivindicações 2023 por categoria e itens já protocolados como requerimentos dos quais a gestão municipal já tem conhecimento. O SINTESPEM já fez solicitação de reunião urgente, como forma de prevenir atrapalho ao bom andamento dos serviços públicos. Itens como reajustes, recomposições, efetivação de compromissos já assumidos que não foram cumpridos, estão entre os itens aprovados.
A câmara municipal de vereadores voltará aos trabalhos nos dias 14 e 15 de fevereiro em sessões solene de abertura e de entrega de títulos de cidadãos e outros aprovados pela casa legislativa. Os sindicalistas esperam que na primeira sessão de análise, discussões e aprovação de projetos de leis, que as questões que necessitam de aprovação já estejam encaminhadas pelo prefeito Kleber Alves de Andrade para apreciação da Câmara de Vereadores.