A direção do SINTESPEMSD já fez contato com o representante da gestão municipal Dr. Marcos, que afirmou que não há problemas em efetuar o pagamento dos professores da competência de março já com o reajuste entre os dias 5 (cinco) e 6 (seis) de abril, após a aprovação do projeto na Câmara de Vareadores. Diretores do sindicato e professores que compareceram na sessão da Câmara, entendem que dessa forma não haverá atraso no pagamento de salários da categoria por parte da gestão, que receberão seus salários antes do 5º (quinto dia útil do mês de abril) já com o reajuste 2023 concedido.
ENTENDA
A gestão municipal usando de suas prerrogativas, protocolou o projeto de lei de reajuste dos professores para tramitar em Regime de Urgência na manhã dessa quarta dia 29 na Câmara de Vereadores – minutos antes de iniciar a sessão do legislativo nessa quarta dia 29. O projeto foi lido na sessão e por conter mudança no plano de carreiras (lei municipal 370/2009) referentes ao reajuste da categoria, criação dos níveis de mestrado e doutorado, bem como, mudanças dos coeficientes de distanciamento (percentuais %) entre os níveis existentes, a presidente da casa encaminhou para a análise das comissões e entende que é preciso seguir os ritos legais, mesmo que em Regime de Urgência.
Após a sessão, a direção do SINTESPEMSD procurou a mesa diretora e vereadores das comissões para tratarem sobre o projeto de reajuste e a votação. Os vereadores membros da comissão afirmaram que emitirão o parecer até sexta-feira dia 31 de março e a Vereadora Irislane – Presidente da Câmara – afirmou que estando de posse do parecer das comissões, chamará sessão extraordinária remota para a votação do reajuste dos professores – a sessão poderá ocorrer segunda dia 03 (três) ou dia 04 (quatro) de abril.