Essa foi a deliberação das duas categorias tomadas em assembleias realizadas respectivamente nos dias 03 e 04 de julho. As decisões aprovadas pelas duas categorias foram protocoladas na manhã desse dia 04 de julho junto ao gabinete do prefeito Kleber. As categorias querem reunião nesta data do dia 10 de julho para a tomada de medidas efetivas da gestão no sentido de solucionar as principais pautas dos Agentes de Endemias e dos Agentes de Comunitários de Saúde.
Após muitas reuniões no ano de 2022 e mais especificamente as realizadas com a participação do prefeito Kleber Alves de Andrade em dezembro daquele ano, parecia que haveria andamento efetivo para a solução das principais demandas de reivindicações das categorias, como é o caso do encaminhamento para a Câmara de vereadores de projeto de lei com Planos de Cargos, carreiras e salários, mas, não foi o que aconteceu. Agora, (06) seis meses depois de mais reuniões e de não atendimento da gestão as categorias decidiram que é necessário buscar a solução das pendencias com urgência.
Os trabalhadores e suas entidades representativas, também entendem que, qualquer decisão que fique para 2024 como encaminhamento de leis para a câmara por exemplo, podem acabar por chegar no período eleitoral e portanto, período vedado pela legislação eleitoral. preocupa ainda que, leis aprovadas 2024 só possam ser aplicadas em 2025, visto a necessidade de adequação orçamentária para a implementação. A discussão entre as categorias, consideram ainda que atividades levantadas e desenvolvidas somente em 2024 poderão ser entendidas como ações politicas partidárias e não de política sindical dos trabalhadores por busca de direitos e melhores condições de trabalho. motivo pelo qual é necessária a busca de soluções nesse momento.
O prefeito já teve reunião com as entidades antes e espera-se que ocorra novamente para dar efetividade às discussões e atendimento das pautas desses trabalhadores que buscam melhorias das condições de trabalho, Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração pagamento do Incentivo Adicional dentre outras já encaminhadas à gestão e que já se arrastam de 2021 a 2023 sem encaminhamentos efetivos.