Na manhã desta terça-feira (28), o SINTESPEM reuniu-se com os agentes de endemias para tratar da pauta de reivindicações da categoria para o ano de 2025 junto ao município. O encontro abordou temas essenciais para a valorização e a garantia de direitos dos trabalhadores, com foco na recomposição salarial, reajuste, no incentivo adicional e na regulamentação do deslocamento, no pagamento do último LIRA realizado ainda em 2024, bem como, na regulamentação desses itens no Plano de Carreiras da Categoria.
Durante a reunião, os representantes do sindicato discutiram a tabela de recomposição e reajustes salariais, além da formalização do Incentivo Adicional no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) em 2025. O benefício já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, mas a lei foi publicada com erros formais, e o gestor municipal comprometeu-se a corrigir a falha ainda este ano.
Um ponto discutido foi a indenização pelo transporte (deslocamento), que foi regulamentado por lei federal em 2024 e deve ser incorporada ao PCCS dos agentes. O SINTESPEM enfatizou a importância dessa medida para garantir que os trabalhadores tenham o suporte necessário para desempenhar suas funções de forma adequada.
Além disso, a entidade cobrou formalmente, por meio de requerimento, o pagamento do Programa LIRA, que deveria ter sido efetuado juntamente com a competência de dezembro de 2024. Embora os salários tenham sido depositados na data de hoje 28, o valor correspondente ao LIRA não foi incluído. O sindicato buscará a gestão municipal para que o pagamento seja realizado dentro da competência de janeiro de 2025.
O SINTESPEM segue firme na luta pelos direitos dos agentes de endemias para o cumprimento dos compromissos firmados e trabalhando para garantir avanços significativos na carreira da categoria.
Gestor municipal sinalizou ao presidente do SIMTESPEM que essa semana acertará agenda com a entidade para a s negociações.